A Assistência domiciliar (AD) é um conceito amplo, que consiste em ações orientadas para a organização do cuidado no domicílio. Um dos motivos para esta modalidade de assistência ser procurada é o fato de que, muitas vezes, o idoso não consegue se locomover até o hospital, condição que pode ocorrer por mobilidade prejudicada ou dependência de algum responsável para o transporte, por exemplo. Além disso, doenças como hipertensão, diabetes e artrite podem potencializar a não capacidade do idoso de procurar o serviço de saúde.
Segundo Lemos (2010), a AD:
"[...] é um serviço em que as ações de saúde são desenvolvidas no domicílio do paciente por uma equipe multi e inter profissional, a partir do diagnóstico da realidade em que o mesmo está inserido, assim como de seus potenciais e limitações. Vista a promoção, manutenção e/ou restauração da saúde e o desenvolvimento e adaptações de funções, favorecendo maior autonomia e independência."
A AD diminui os custos hospitalares e humaniza as práticas de saúde, de forma que será possível enxergar o contexto de vida e histórico de um determinado paciente, com uma visão mais ampla, que possibilita orientações mais assertivas. Entretanto, a AD é um desafio para os gestores e para a sociedade, já que as demandas específicas dos idosos e de suas famílias são altas e, além disso, representam o objetivo desta modalidade de cuidado.
Ademais, a portaria 2527 de outubro de 2011 regulamentou a organização do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (NRAD), o qual avalia os níveis de dependência dos idosos, determinando quantas visitas de AD ao idoso serão necessárias em um mês.
NRAD no DF: regionais de Sobradinho, Planaltina, Gama, Asa Norte, Guará, São Sebastião, Paranoá, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, Núcleo Bandeirante, Brazlândia, com equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais). É importante lembrar que a Assistência Domiciliar é diferente do Programa Saúde da Família.
- Modalidades de AD
1. Visita domiciliar
2. Atendimento domiciliar
3. Internação domiciliar (destinada a pacientes que exijam uma atenção redobrada)
A AD, de forma ampla, oferece maior segurança para o idoso, favorecendo a recuperação, além de ser mais barato do que manter no hospital.
Objetivos do atendimento domiciliário:
- Individualização e humanização do atendimento, com a possível diminuição de iatrogenias;
- Melhora da qualidade de vida do paciente;
- Promoção do acesso ao SUS;
- Suporte à família para o enfrentamento das dificuldades decorrentes da situação enfrentada (visão ampla de possibilidades, pelo enfermeiro, no aconchego de seu cliente);
- Diminuição dos custos hospitalares;
- Diminuição do número de reinternações.
Respeito e ética no domicílio
Desafios na AD ao idoso:
- O número de idosos cuidadores tende a aumentar à medida que é observado o aumento da expectativa de vida.
- Cuidadores familiares: perfil do sexo feminino, filhas ou esposa (muitas vezes idosa), que com frequência divide a atividade de cuiar com seus afazeres diários.
Programa de atendimento domiciliar ao idoso (PADI) - SP
- Implantado em 1999, a partir da demanda de idosos usuários da disciplina de Geriatria e Gerontologia;
- Critérios de inclusão:
- Idade mínima de 60 anos;
- Raio de até 8 km da UNIFESP;
- Com cuidador formal ou informal;
- Pacientes cuja condição dificulte o acesso ao sistema de saúde;
- Não ser dependente de monitoramento.
- Atendimentos domiciliares e atendimentos extra visitas: orientações via telefone, atendimento serviço social individual agendado, confraternização com temas de aulas de acordo com as necessidades do grupo de cuidadores.
Imagens retiradas do site www.corbis.com.
Reunião científica apresentada pela Prof. Andréa Mathes Faustino
Publicação por Ac. Enf. Carolina Ossege e Larisse Felix
Reunião científica apresentada pela Prof. Andréa Mathes Faustino
Publicação por Ac. Enf. Carolina Ossege e Larisse Felix
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